sábado, 14 de maio de 2011

Pintura e Escultura Românticas

Introdução

A pintura romântica, em Portugal, foi marcada pelo naturalismo numa versão lírica, pitoresca e sentimental das paisagens bucólicas e dos costumes do povo. Surgiu por ruptura com o academismo praticado na Academia de Belas-Artes de Lisboa, antes de meados do século XIX, data esta, porém, muito tardia em relação ao aparecimento da pintura moderna na Europa. Este estilo pictórico revela um sentimento nacionalista na abordagem dos diferentes temas: paisagens, costumes, história e retrato. O pintor mais representativo desta primeira fase da pintura romântica é o paisagista Tomás da Anunciação. Outros pintores se destacaram, tais como Leonel Marques Pereira, na pintura de costumes, Francisco Augusto Metrass, na pintura histórica, e Luís Pereira de Meneses, no retrato. A escultura do romantismo português é pouco significativa. Apenas se destacam, no final do século, os escultores Soares dos Reis e Simões de Almeida, este último percursor do naturalismo.

Pintura

A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramitico-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada. Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode ser percebida em Delacroix e Goya. Podemos dizer que este último, manifestou uma tendência mais politizada do romântismo, exceção para a época e que tornou-se valorizada no século XX.










Musée du Louvre/A. Dequier - M. Bard
Lions perto de sua Den Antoine-Louis Barye Lions perto de sua Den Barye é famoso por suas esculturas de animais dramática e explorou temas similares em seus quadros. Ele costumava desenhar no zoológico no Jardin des Plantes, em Paris, muitas vezes acompanhada de Delacroix, depois transferir os seus estudos de animais selvagens para cenários pintados na floresta de Fontainebleau.


 As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão.














Musée du Louvre Mariana Waldstein, Marquesa de Santa Cruz Francisco de Goya (Y Lucientes)
Mariana Waldstein, Marquesa de Santa Cruz Mariana Waldstein foi uma das mulheres mais proeminentes espanhola no final do século 18. De origem austríaca, ela era a tia da duquesa de Alba, através do casamento e um amigo de Lucien Bonaparte.


O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor.
Na França e na Espanha, o romantismo produziu uma pintura de grande força narrativa e de um ousado cromatismo, ao mesmo tempo dramático e tenebroso. É o caso dos quadros das matanças de Delacroix, ou do Colosso de Goya, que antecipou, de certa forma, a pincelada truncada do impressionismo.


Escultura

A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.














Musée du Louvre Cato de Utica Leitura do Phaedon Antes de tirar a própria vida François Rude ROMAN Jean-Baptiste
Cato de Utica Leitura do Phaedon Antes de tirar a própria vida Mármore Encomendado em 1832, de Roman para o pátio do Louvre e terminou por Rude em 1840, após a morte de seu amigo. Cato, um feroz defensor dos ideais republicanos, recusou-se a sobreviver à República: como um estóico, ele morreu por suas próprias mãos, durante a leitura de Platão conta da morte de Sócrates.


A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das cenas de Rubens. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares. Em compensação, tornou-se mais rara a temática religiosa. Os mais destacados escultores desse período foram Rude e Barye, na França, Bartolini, na Itália, e Kiss, na Alemanha.

















Musée du Louvre Louise Delaroche Vernet (1814-1845) e seu filho, Horace Marfim em um pedestal de bronze dourado
Jean-Auguste BARRE


Fontes:
http://www.portugal-tchat.com/forum/do-liberalismo-ao-da-monarquia-1820-1910/3647-pintura-escultura-romanticas.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=404

Nenhum comentário:

Postar um comentário